sábado, 21 de setembro de 2013

Redação nota 10 - 4ª parte

O que anula uma redação?
-Fugir do tema estabelecido pela prova pode invalidar o texto. Por exemplo, a proposta solicita uma dissertação sobre o trabalho infantil, mas a redação trata de menores abandonados
-Desrespeito à modalidade e ao gênero pedidos na proposta. De nada adianta escrever um texto impecável do ponto de vista gramatical, se ele não atende ao tipo de texto solicitado;
-Escrever a mais ou menos do número solicitado pela proposta;
-Assinar ou identificar a redação.

Citar ou não a coletânea:
-Os textos da coletânea servem principalmente para inspirar o candidato a mobilizar seus conhecimentos. Se a proposta não proibir e o candidato achar relevante citar partes dos textos fornecidos para sustentar seu ponto de vista, pode usá-los, mas não pode esquecer de citar a fonte (não vale dizer “de acordo com a coletânea...”), mesmo quando parafraseada, se citar textualmente, deve escrever entre aspas;
-Não pode reproduzir textos ou partes deles, apenas estabelecer pontos de contatos com eles;
-Fazer referência aos textos da coletânea é importante.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Redação nota 10: 3ª parte

Como elaborar a redação
 A melhor forma de abordar um tema é, inicialmente, após uma breve introdução, estabelecer o ponto de vista a ser defendido no desenvolvimento, ou seja, formular sua tese. Em seguida, relacionar os argumentos que embasarão a defesa do ponto de vista assumido, os quais deverão constituir os parágrafos do texto. Após a apresentação dos argumentos, o candidato deve redigir a conclusão, retomando o ponto de vista proposto na introdução e relacionando-o aos argumentos apresentados, para assim, encerrar o texto.

O que fazer na hora “H”?
-O avaliador deve ser surpreendido pela qualidade e pela originalidade de seu texto. Pegos de surpresas, os candidatos costumam só se lembrar das informações mais divulgadas, das opiniões mais comuns. Para se destacar, proponha um ponto de vista original, aborde um aspecto intrigante, diferente dos demais.
-Procure fazer um texto claro, explícito e organizado.
-Cuide da consistência dos argumentos e procure articulá-los de maneira lógica, com um raciocínio que não exija grande esforço do leitor para compreendê-lo.          

O que caracteriza uma redação nota 10?
-O candidato que mostra uma boa capacidade de pensar e de se expressar adequadamente por escrito será bem sucedido. Um bom desenvolvimento das tarefas propostas, um uso produtivo dos textos fornecidos pela prova, um trabalho adequado com o gênero solicitado e a adequação às normas do português padrão são os fundamentos de uma boa redação.  (Meirélen Salviano)

-Apresentar uma discussão clara e coerente do tema proposto, por meio de argumentos sólidos, além de atender a todos os itens da proposta, como o uso ou não de título, a modalidade textual (narração, descrição ou dissertação), o gênero (carta, crônica, conto, artigo, email, discurso), o uso da língua culta ou outra estabelecida pela proposta. (Mauro Dunder)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Redação nota 10: 2ª parte - Cuidado com as opiniões

O candidato deve ficar atento para evitar assumir posições radicais e intolerantes sob pena de trafegar na contramão da história da civilização. A intolerância não é bem vista pelos avaliadores.
De acordo com Chico Viana (Revista Língua Portuguesa, No topo do texto, ed. nº 6), quando o candidato assume um tom ressentido ou intolerante, o emissor deixa de lado a objetividade.
Ex. “É certo ser individualista até certo ponto, pois o mundo é assim. Se uma pessoa não for desse jeito, só pensar no bem estar alheio, é em tudo caracterizado pela doença chamada altruísmo.

Para o professor Wander Emediato de Souza, prof. da Faculdade de letras da UFMG, os limites da opinião em uma redação são o bom-senso e a racionalidade. A opinião é importante quando goza de legitimidade em algum segmento social, pois ela precisa ter validade para ter valor de argumento. Opiniões são racionais, não basta mostrar-se indignado para expressá-las. A expressão de emoções não significa ter opinião, ao contrário, pode significara não ter nenhuma.
Ex. Ninguém é perfeito, e perfeição demais deve ser um saco. A linguagem é o instrumento fundamental numa relação, seja oral ou escrita, por isso você não vai querer uma pessoa que diga somente besteira, para aturar durante anos.

A argumentação
Para o prof. Wander, é importante argumentar respaldado em fatos, em verdades estabelecidas, em probabilidades  estatísticas, ilustrações, analogias, etc. Também é importante que, ao emitir opiniões, elas sejam atribuídas a um saber comum, partilhado e legitimado socialmente. A opinião não deve ser atribuída unicamente a si mesmo. A argumentação torna-se mais crível ao atribuir à opinião um grau de impessoalidade (“Pensa-se que..., “sabe-se que ...”, “estima-se que ...”.

Isso diz respeito ao fenômeno da “modalização”. Modalizar o discurso significa concordar seus níveis de investimentos subjetivos, ou seja, pode-se emitir uma opinião, assumir um posicionamento e, e ao mesmo tempo apresentar-se “neutro” e “imparcial” no discurso.

domingo, 15 de setembro de 2013

Enem: redação nota 10 - 1ª parte

Está chegando o dia da prova do Enem. Pressões de todos os lados: família, escola, amigos e a sociedade, de modo geral. Mas, não se desespere, o importante é que você esteja calmo e preparado para esse momento. Para isso, é fundamental a informação. Esteja "ligado" em tudo que está acontecendo no mundo. Leia bastante: revistas, jornais e textos literários, mas faça uma leitura crítica, não leia apenas por ler. Tudo isso vai lhe dar embasamento para a hora da redação. Mas não esqueça que a redação requer prática, então, leia, escreva, leia, reescreva e, assim você vai se preparando para um dos momentos mais temidos pelos estudantes: a hora da redação!
A partir de hoje, estarei postando algumas dicas que irão ajudar a tirar algumas dúvidas. Faça bom proveito delas:

1. O que é uma dissertação argumentativa?
A Dissertação é um tipo de texto opinativo no qual o escritor defende um ponto de vista com o uso de argumentos. Na Dissertação argumentativa, o intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com a ideia ou ponto de vista exposto, isso se faz através de várias maneiras de argumentação, utilizando-se de dados, estatísticas, provas, exemplos, etc.
Sendo assim, o domínio do tema é fundamental para um bom discurso. Para isso, é imprescindível que o candidato leia bastante. Deve estar atualizado com o que acontece no mundo, no seu país, no seu estado. Leia jornais, revistas, assista noticiários, busque informações. Nenhuma técnica de redação será suficiente se você não dominar o tema em pauta. Essa é a primeira dica.
Dissertar é tomar uma posição diante da realidade, a partir de um tema proposto. Tomar a realidade – em alguns desses aspectos – como problema e questioná-la, desenvolvendo uma análise crítica que revela e ilumina nosso pensamento e nossa posição diante do mundo questionado.

2. Objetivo da redação no vestibular:
Segundo Adriana Natali (Revista Língua Portuguesa Especial, edição 6), avaliar as competências linguísticas na modalidade escrita em registro formal, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, e, sobretudo, mensurar a capacidade de um candidato a um curso universitário de defender seu ponto de vista e propor uma solução para o problema incluso no tema.
Ao avaliar a expressão escrita do candidato espera-se que o vestibulando não só  identifique e desenvolva o tema de acordo com o comando proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados/ informações, elaborar argumentos.

3. O que fazer na hora da prova de redação?
O vestibulando deve respeitar as regras do jogo, que são públicas, iguais para todos, e explicitadas no edital, no guia ou manual do candidato e na proposta de redação. Só deve correr riscos calculados.
O avaliador não opera com a imagem empírica do candidato, não tem acesso àquilo que o candidato sabe ou mas esqueceu na hora da prova, nem àquilo que ele pensou ou sentiu mas deixou de escrever. Assim, o conselho mais sábio para o estudante que quer ter um bom desempenho na redação é ler com atenção os critérios estabelecidos no edital e procurar cumpri-los na hora da prova. (Maria da Graça Costa Val, profa. da Faculdade de Letras e pesquisadora de Ceale na UFMG).