quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Colocação dos pronomes átonos


Os pronomes oblíquos átonos (o, a, os, as, lhe, lhes, me, te, se, nos, vos) costumam apresentar problemas de colocação, uma vez que podem ocupar três posições:
1.      Antes do verbo: próclise
Ex: Nunca me revelaram os verdadeiros motivos.
2.      Depois do verbo: ênclise
Ex: Revelaram-me os verdadeiros motivos.
3.      No meio do verbo: mesóclise
Ex: Revelar-me-iam os verdadeiros motivos. 
Uso da Próclise
A próclise é obrigatória quando houver palavra que atraia o pronome para antes do verbo. As palavras que atraem o pronome são:
·   Palavras ou expressões de sentido negativo
   Nunca me  falaram deste lugar.
   Ninguém me trouxe a redação que pedi que fizessem.
   Dinheiro algum nos traz felicidade.
·   Os advérbios
   Ontem o encontrei falando sozinho.
   Sempre lhe perguntam se gostaria de casar-se com um estrangeiro.
Obs: se houver vírgula depois do advérbio, ele deixa de atrair o pronome.
Ex: Ontem, encontrei-o falando sozinho.
      Aqui, trabalha-se.
·   Pronomes indefinidos, demonstrativos e relativos
   Alguém me chamou?
   Todos nos disseram que viriam à festa.
   Isso me parece um grande absurdo.
   Os alunos que me entregaram a  redação receberão a avaliação amanhã. 
·   Conjunções subordinativas
Os alunos estavam desapontados porque nos esperavam para a festa e não pudemos comparecer.
   Embora me informassem seu paradeiro, não sosseguei um só minuto.
   Ainda que o admire muito como pessoa, não votarei nele para deputado.
·   Nas frases interrogativas, exclamativas e optativas
   Quem nos chamou?
   Deus lhe pague!
  Quanto nos custou tal procedimento!

Uso da Ênclise
A ênclise é obrigatória nos seguintes casos:
·   Verbo iniciando a oração
    Entregaram-me as mercadorias erradas.
    Trouxeram-nos apenas ontem as encomendas.
    Faça-me o favor de não chegar atrasado para a reunião!
·   Verbo no imperativo afirmativo
   Meninos, comportem-se direito na casa de estranhos!
   Eduardo, traga-me imediatamente os documentos que lhe pedi!
·   Verbo no gerúndio
   Os convidados chegaram antes da hora, criando-lhes um enorme problema.

Uso da Mesóclise
Recomenda-se o uso da mesóclise sempre que o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito e não vier precedido por uma das palavras que atraem o pronome átono.
Ex: Trar-lhe-ei hoje mesmo os romances policiais que prometi.
       Convidar-me-ão para a festa.
Mas:
      Infelizmente, não lhe trarei os romances policiais que prometi.
      Não me convidarão para a festa.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sintaxe: exercício


1. Observe:
I. Viajaremos para a região nordeste.
II. Faz dias que não vejo meu irmão.
III. Pediram silêncio na sala.
IV. Havia muitos alunos no desfile.
V. Precisa-se de marceneiros com prática.

-Temos oração sem sujeito  em:
a) I e II
b) III e V
c) II e IV
d) III e IV
e) IV e V

2. Nas orações a seguir somente UMA apresenta sujeito indeterminado:
a) Há a marca da vida nas pessoas.
b) Não se necessita de lavadeiras.
c) Vai um sujeito pela rua.
d) Gosto de ler Machado de Assis.
e) Trovejou e ventou bastante na cidade.

3. Use (PV) para predicado verbal, (PN) para predicado nominal e (PVN) para predicado verbo-nominal:
a) Os alunos festejaram a chegada das férias. (       )
b) Os jogadores venceram animados a partida. (       )
c) O Rio de Janeiro continua lindo. (          )
d) O poeta chegou  à escola hoje. (         )
e) O poeta chegou entusiasmado. (       )
f) O poeta está entusiasmado.

4. Observe as orações:
A. Aquelas garotas compraram lindos sapatos.
B. Os torcedores do Remo ficaram insatisfeitos com o time.
C. O vestido sumiu do armário.
D. Aquelas crianças precisam de sapatos.
E. As crianças pediram aos pais brinquedos novos.

-Temos verbo intransitivo apenas em:
a) B                           b) A                             c) E                               d) C                                 e) D   

5. Escreva (PS) para predicativo do sujeito e (PO) para predicativo do objeto:
a) Considerei a prova fácil. (       )
b) Chamei-lhe estúpido. (        )
c) O professor entrou na sala preocupado. (       )
d) O juiz declarou o réu culpado. (         )
e) O sol nasceu resplandecente. (       )

6. Classifique os termos destacados em: objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, predicativo do objeto:
a) A senhora recebeu seus amigos em casa.
b) A lua está brilhante.
c) As vítimas da enchente precisam de ajuda do governo.
d) Ela o chamou de gorda.
e)A diretora organizou o desfile escolar.  
f) Os médicos enviaram remédios     às vítimas do acidente.

7. Observe as orações:
I. Os jogadores da seleção fizeram uma bela partida.
II. Tenho certeza de nossa vitória.
III. O mendigo pediu uma moeda de prata.
IV. O material da escola foi esquecido na sala.
V. A chuva de granizo prejudicou a plantação.
VI. A cidade de Belém fica cheia de turistas no mês de outubro.

-Temos complemento nominal em:
a) I – III – IV
b) II – V -  VI
c) II – III – V
d) II – VI
e) II – III – VI

8. A expressão grifada é vocativo ou aposto?
a) João, o professor de Matemática, trabalha aqui.
b) João, traga seu caderno para correção.
c) Manuel Bandeira, importante poeta brasileiro, nasceu em Recife,
d)A juventude, meus amigos, é movida pela pressa e pela paixão.
e) Acontece, queridinha, que eu sou mais bonita e mais rica que você.

9. Grife nas orações o adjunto adverbial e diga que circunstância indica:
a) Talvez ela não vá à cidade a pé hoje.
b)Amanhã acontecerá um grande comício na praça da cidade.
c) Naquele dia, muitos torcedores ficaram irritados com o time.
d) Durante a noite, alguns animais foram levados da fazenda silenciosamente.
e) Rapidamente, todos entregaram a prova.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Exercício: Texto, contexto e intertexto


1. Os provérbios condensam ensinamentos ou lições de vida característicos da sabedoria popular de uma cultura, utilizando uma linguagem predominantemente conotativa. Leia os provérbios e explique o significado de cada um deles.
a) Quem semeia vento, colhe tempestade.

 b) Camarão que dorme, a onda leva.

 2. Leia o anúncio abaixo:
CRUZEIRO – procuram-se casais para um cruzeiro de 40 dias e 40 noites. Ótima oportunidade para fazer novas amizades, compartilhar alegre vida de bordo e preservar a espécie. Trazer guarda-chuva. Tratar com ...
a) A compreensão do anúncio acima e do humor contido nele depende de conhecimentos prévios sobre os fatos aos quais se refere, ou seja, de seu contexto. A que fato o anúncio se refere?

b) Que elementos do anúncio indicam o contexto a que se refere o anúncio?

 3.Leia a propaganda abaixo, anunciando um carro europeu. Com base nessa peça publicitária, responda às questões propostas:

 a) É possível identificar, a partir do texto da propaganda, um pensamento claro sobre o motorista europeu. Explique que pensamento é esse.

 b) A enumeração de atitudes que não devem ser tomadas pelo motorista, porque “está num carro europeu”, sugere algumas atitudes sobre os motoristas brasileiros. Explique o que a propaganda afirma “nas entrelinhas” sobre os motoristas brasileiros..

 4. Observe atentamente a imagem abaixo:
-A propaganda foi veiculada para promover a conscientização dos leitores de diversas revistas sobre problemas na relação entre o ser humano e o ambiente, para isso vale-se do recurso da intertextualidade, ou seja, dialoga com outro texto muito conhecido para identificar um problema ambiental sério. Pergunta-se:
a) A que texto a propaganda refere-se?

 b) Que problema  ambiental muito sério é esse?

c) A que história a propaganda refere-se quando diz “Você não quer contar esta história para seus filhos, quer?” Explique sua resposta.