Queridos, alunos, sintam-se à vontade para pesquisar e tirar suas dúvidas sobre a nossa língua. Procure o assunto a ser pesquisado no arquivo na coluna lateral. Para deixar seu comentário, questionamento, dúvidas ou sugestões utilize o mural na coluna lateral ou clique no link dos comentários.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Texto: Linguagem verbal e não-verbal

O que é um texto?
Você sabe definir o que é um texto? Pode ser uma única palavra? Uma única frase? Uma imagem? Vamos ver:
Segundo o dicionário Larousse (2007), texto é o conjunto coerente e coeso de ideias, é  a palavra ou conjunto de palavras que transmite uma mensagem, que tem a intenção de comunicar algo. Portanto, uma palavra ou uma imagem pode sim ser um texto, desde que transmita uma mensagem. Veja:

Fogo! 
Boa noite!
Fora!
Leia o meu livro e dê sua opinião sincera!

Para identificarmos um texto, devemos atender algumas condições:
·         Ele deve ser lido e interpretado;
·         Precisa ter sentido;
·         Ele sugere (e muitas vezes revela) uma intenção específica por parte de quem o criou.
Observe: será que esta imagem é um texto? Podemos “ler” e interpretar algo nessa imagem? Tem sentido? Sugere ou revela alguma intenção do autor? Vamos analisá-la:
O que temos: um pouco de grama, na grama aparece um tronco, com um pequeno galho, ambos cortados, e sobre o tronco está pousando um pássaro cuja cabeça também parece ter sido cortada. E agora? Será que é apenas essas informações que podemos tirar dessa imagem?
Pense bem: se recorrermos às informações que temos sobre o relacionamento do homem com o meio ambiente, levantaremos algumas hipóteses: será que o autor que chamar nossa atenção para o problema do desmatamento? Será que a árvore e o pássaro cortados sugerem uma reação em cadeia, pois com a falta das árvores, os pássaros não têm onde fazer seus ninhos e também desaparecem? Será que podemos, a partir dessa imagem, concluir que o desmatamento provoca uma série de conseqüências negativas para o ambiente, para os animais e, por extensão, aos seres humanos?
Veja quanta informação, conseguimos extrair de uma imagem! O importante, porém, é constatar que fomos além do que está representado na imagem e concluímos algo a respeito da intenção do autor da imagem: denunciar as graves conseqüências do desmatamento para o ecossistema e nos levar a refletir sobre nossas ações. Nesse ponto, não podemos ter mais dúvidas de que essa imagem é um texto.

Linguagem verbal e Linguagem não-verbal
Quando falamos de texto, identificamos um uso da linguagem, que pode ser verbal ou não-verbal. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita, dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos.
 A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas ideias e pensamentos. Ela está presente em propagandas; em reportagens (jornais, revistas, etc.);em obras literárias e científicas; na comunicação entre as pessoas; em discursos (Presidente da República, representantes de classe, candidatos a cargos públicos, etc.); e em várias outras situações.
A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não-verbal. Nesse caso, o código a ser utilizado é a simbologia. A linguagem não-verbal também é constituída por gestos, tom de voz, postura corporal, cores, sinais, sons, imagens, etc.


-Agora, vamos exercitar um pouco: Analise os textos abaixo:
1º texto:


2º texto

 2ª Ladainha

Por que o raciocínio,
Os músculos, os ossos?
A automação, ócio dourado,
O cérebro eletrônico, o músculo
Mecânico
Mais fáceis que um sorriso.

Por que o coração?
O de metal não tornará o homem
Mais cordial,
Dando-lhe um ritmo extra-
Corporal?

Por que levantar o braço
Para colher o fruto?
A máquina o fará por nós.
Por que labutar no campo, na cidade?

A máquina o fará por nós.
Por que pensar, imaginar?
A máquina o fará por nós.
Por que fazer um poema?
A máquina o fará por nós.
Por que subir a escada de Jacó?
A máquina o fará por nós.

Ó máquina, orai por nós.

(Cassiano Ricardo)

1. Abrindo o poema com uma indagação, o que o poeta coloca em questão?

2. Ainda na 1ª estrofe, o poeta indica o elemento que provocou essa transformação na maneira de encarar o homem. Qual é ele?

3. A dimensão espiritual do homem está representada em que verso? Explique
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Queridos, mais um recurso para vocês entenderem melhor o que vem ser linguagem verbal e linguagem não-verbal. Assistam ao vídeo e deixem sua mensagem nos comentários:

"Educar é tornar o homem consciente de si mesmo, de seus deveres e direitos, de sua responsabilidade para com sua espécie. Educar é tornar o homem capaz de pensar em si e nos seus relacionamentos com os outros de modo a perceber que é impossível que ele se nutra autonomamente." (EMERENCIANO, 1996:140)