sábado, 25 de setembro de 2010

Sites e blogs educativos

Dessa vez não irei falar sobre nenhuma atividade minha, mas de duas viagens virtuais que sempre faço e gostaria de indicar aos meus amigos, principalmente, aos professores de História.
Um deles é do blog do prof. Eric, prof. de História. Em seu blog, além de divulgar as atividades que realiza na SI e em sua escola, dá várias informações sobre informática educativa, como: dicas e tutorias do uso de ferramentas pedagógicas e, para os professores de História, há muitas ideias, atividades, vídeos, jogos, mapas e sites interativos.
Aliás, foi através do blog dele que conheci outro ambiente muito legal  para professores de História, é o blog de História Digital, do prof. Michel. Em seu blog, ele dá muitas indicações de filmes e games que tratam sobre temas históricos ou tem como pano de fundo contexto histórico, além disso, há muitas ideias de atividades e projetos que podem ser adaptadas e realizadas pelos professores.

Vale a pena conferir!
Blog do prof. Michel: História digital

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tutorial de construção de blog

Criei um tutorial de construção de blog com todos os passos possíveis para quem deseja criar esse espaço de interação. Muita coisa na construção de blog é intuitivo, mas é como dizem muitos teóricos da aprendizagem "quando se tem motivação e curiosidade aprendemos tudo que queremos", ou seja, acontece a construção do conhecimento. Isto é aprendizagem. E foi assim que aprendi a construir blog: clicando aqui, ali e acolá fui descobrindo alguns segredinhos que gostaria de compartilhar com meus amigos. Quem ainda ficar com alguma dúvida, por favor, estarei pronta para ajudar no que eu puder.